A música, o texto, e a relaçāo intrínseca entre os dois foi o que fez com que Manuela Freua trocasse o piano, que estudava desde criança, pelo canto. Apaixonada pelo que é incomum, expressivo, musical e teatral, nāo demorou para que Manuela se tornasse especialista em música de câmara e em música dos séculos XX e XXI, com livre trânsito na música popular. A versátil cantora paulistana tem em seu curriculum execuções das obras Quarteto no. 2, opus 10, Pierrot Lunaire, opus 21 (Schoenberg), fez a estréia brasileira das obras Le Marteau sans Maître (Boulez) e Kafka-Fragmente (Kurtág), além da busca constante por repertório de câmara com formações incomuns, como violino e voz, flauta e voz, contrabaixo e voz, voz solo, etc, além de explorar repertório que estimule a criatividade, a vocalidade livre e a experimentação.
Estreou na ópera Dido and Aeneas (Purcell) em 2003 e, desde então, cantou em produções de operas em palcos como o Theatro Municipal de São Paulo, o Theatro São Pedro e o Teatro Amazonas. Realizou, em 2008, turnê pelo Japão, ao lado da pianista Tomoko Nakayama. Foi solista da 9a Sinfonia (Beethoven – OSPA), da 8a Sinfonia (Mahler - OSESP), do Quarteto no. 2, opus 10, Pierrot Lunaire, opus 21, (Schoenberg - OSESP), da 4a Sinfonia (Mahler – Percorso Ensemble), da Paixão Segundo São João (Bach, OSM/Theatro Municipal de São Paulo e fez a estréia brasileira das obras Le Marteau sans Maître (Boulez - OSESP) e Kafka-Fragmente (Kurtág - Sala do Conservatório, Theatro Municipal de São Paulo). Em 2018 cantou Folksongs (Berio - ORTHESP) e Björkca (Björk - OCA), um espetáculo inspirado na obra da cantora islandesa Björk, alem de interpretar Helena, em Sonho de uma noite de verão (Britten - ORTHESP), além de gravar seu primeiro CD, A Canção e o Violino, junto do violinista Emmanuele Baldini.
É Bacharel em Música pela UNESP, Especialista em Canção Popular pela FASM e é orientada por Isabel Maresca. Estudou música de câmara com Peter Dauelsberg e aperfeiçoou-se, como bolsista Vitae, na Academia Ferenc Liszt de Budapeste.
Foto: Hermanas Vasconcelas